Ford Focus e Volkswagen Golf. Dois nomes de peso no mercado mundial vão se enfrentar agora no Brasil em suas novas gerações. A confirmação da marca do oval azul veio durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires, na Argentina. Já o hatch alemão deve chegar ainda neste ano, embora a VW não tenha dado o braço a torcer.
Segundo um relatório publicado pela consultoria especializada JATO
Dynamics, o Focus foi o segundo carro mais vendido em todo o mundo,
contabilizando 964.580 unidades. Já o VW Golf, que por muitos anos
esteve na liderança, foi o oitavo, com 607.479 unidades emplacadas ao
redor do Globo.
O VW Golf no Brasil tem uma história à parte. Mesmo sendo bem
quisto pelo público, o modelo vendido em solo tupiniquim é o da geração 4
½, enquanto a Europa já convive com a sétima. Em um primeiro momento, o
Golf chegará de forma importada. Mais tarde é grande a possibilidade do
hatch ser feito em solo brasileiro.
A Ford do Brasil, por sua vez, costuma atualizar o Focus sem tanto
atraso em relação ao resto do mundo. Isto coloca a versão hatch em boa
vantagem na briga contra o Golf. Segundo dados da Fenabrave (Federação
Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2012, foram
emplacadas 24.023 unidades do Focus contra 15.110 unidades do Golf.
Para que você já vá se acostumando com os novos modelos, preparamos
um comparativo técnico entre ambos, em suas versões europeias.
Portanto, as fichas abaixo contém especificações, principalmente as
relacionadas à motorização, que não correspondem aos carros que virão
para o Brasil.
O Focus apresentado no Salão de Buenos Aires, que deve vir para o Brasil, não contará com os motores EcoBoost. Para o lançamento serão apenas duas variações de propulsor. Os já conhecidos 1.6 16V Sigma, que hoje equipa o Fiesta, e o Duratec 2.0 16V, já disponível no atual Focus. Ainda não há informações sobre qual será o bloco que equipará o Golf quando ele chegar no Brasil.
Ford Focus | |
Motor | 1,0L EcoBoost a 2,5L ST |
Potência | 100 cv a 252 cv |
Torque | 17,33 kgfm a 40,47 kgfm |
Câmbio | Manual de cinco velocidades / Poweshift automático de seis velocidades |
Tração | Dianteira |
Direção | Com assistência elétrica (EPAS) |
Rodas | 15" a 18" |
Comprimento | 4,35 m |
Altura | 1,46 m |
Largura | 1,82 m |
Entre-eixos | 2,64 m |
Freios | Dianteiros: discos ventilados Traseiros: discos sólidos |
Suspensão | Dianteira: independente do tipo McPherson. Traseira: independente multilink com barra estabilizadora |
Volkswagen Golf |
|
Motor | 1,2L TSI BlueMotion a 2,0 TSI BlueMotion |
Potência | 85 cv a 230 cv |
Torque | 16,31 kgfm a 35,69 kgfm |
Câmbio | Manual de seis velocidades / DSG dupla embreagem 6 velocidades |
Tração | Dianteira |
Direção | Com assistência elétrica |
Rodas | 15" a 17" |
Comprimento | 4,20 m |
Altura | 1,47 m |
Largura | 1,78 m |
Entre-eixos | 2,57 m |
Freios | Dianteiros: discos ventilados Traseiros: discos sólidos |
Suspensão | Dianteira: Tipo Strut com braços de controle inferiores, molas helicoidais, amortecedores telescópicos. Traseira: multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos |
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