sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo Focus Vs Novo Golf: Dados Técnicos Atuais



















Ford Focus e Volkswagen Golf. Dois nomes de peso no mercado mundial vão se enfrentar agora no Brasil em suas novas gerações. A confirmação da marca do oval azul veio durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires, na Argentina. Já o hatch alemão deve chegar ainda neste ano, embora a VW não tenha dado o braço a torcer.

Segundo um relatório publicado pela consultoria especializada JATO Dynamics, o Focus foi o segundo carro mais vendido em todo o mundo, contabilizando 964.580 unidades. Já o VW Golf, que por muitos anos esteve na liderança, foi o oitavo, com 607.479 unidades emplacadas ao redor do Globo.

O VW Golf no Brasil tem uma história à parte.  Mesmo sendo bem quisto pelo público, o modelo vendido em solo tupiniquim é o da geração 4 ½, enquanto a Europa já convive com a sétima. Em um primeiro momento, o Golf chegará de forma importada. Mais tarde é grande a possibilidade do hatch ser feito em solo brasileiro. 
 
A Ford do Brasil, por sua vez, costuma atualizar o Focus sem tanto atraso em relação ao resto do mundo. Isto coloca a versão hatch em boa vantagem na briga contra o Golf. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2012, foram emplacadas 24.023 unidades do Focus contra 15.110 unidades do Golf.

Para que você já vá se acostumando com os novos modelos, preparamos um comparativo técnico entre ambos, em suas versões europeias. Portanto, as fichas abaixo contém especificações, principalmente as relacionadas à motorização, que não correspondem aos carros que virão para o Brasil.

O Focus apresentado no Salão de Buenos Aires, que deve vir para o Brasil, não contará com os motores EcoBoost. Para o lançamento serão apenas duas variações de propulsor. Os já conhecidos 1.6 16V Sigma, que hoje equipa o Fiesta, e o Duratec 2.0 16V, já disponível no atual Focus. Ainda não há informações sobre qual será o bloco que equipará o Golf quando ele chegar no Brasil.
Ford Focus
Motor 1,0L EcoBoost a 2,5L ST
Potência 100 cv a 252 cv
Torque 17,33 kgfm a 40,47 kgfm 
Câmbio Manual de cinco velocidades / Poweshift automático de seis velocidades
Tração Dianteira
Direção Com assistência elétrica (EPAS)
Rodas 15" a 18"
Comprimento 4,35 m 
Altura 1,46 m
Largura 1,82 m
Entre-eixos 2,64 m
Freios Dianteiros: discos ventilados Traseiros: discos sólidos
Suspensão Dianteira: independente do tipo McPherson. Traseira: independente multilink com barra estabilizadora


Volkswagen Golf
Motor 1,2L TSI BlueMotion a 2,0 TSI BlueMotion
Potência 85 cv a 230 cv
Torque 16,31 kgfm a 35,69 kgfm
Câmbio Manual de seis velocidades / DSG dupla embreagem 6 velocidades
Tração Dianteira
Direção Com assistência elétrica
Rodas 15" a 17"
Comprimento 4,20 m
Altura 1,47 m
Largura 1,78 m
Entre-eixos 2,57 m
Freios Dianteiros: discos ventilados Traseiros: discos sólidos 
Suspensão Dianteira: Tipo Strut com braços de controle inferiores, molas helicoidais, amortecedores telescópicos. Traseira: multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário