segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Teste.: Ferrari 458 Speciale




Olá caros amigos leitores da Autolog 

Para os que já me conhecem todos sabem da minha paixão declarada sobre a Ferrari, porém desde a mudança radical da marca que renovou seus conceitos de design e desenvolvimento veicular, um sentimento de profunda decepção veio crescendo dentro de mim e dos ferraristas mais "oldschools".

Pois bem muita tecnologia, muita eletrônica para uma série de carros que antes não havia tão descaradamente tanta eletrônica reunida em um só veículo porém os tempos mudaram e temos que concordar que a vida é assim mesmo e as obras de artes estão em constante evolução mas a pura essência destas obras de arte continuam as mesmas. 

Por isso caros leitores devo avisar que paguei minha língua quando falava que que essa 458 Speciale não tinha nada de muito especial, na verdade ela é algo que definitivamente posso afirmar que este carro é um carro muito especial e agora temos uma sucessora decente para a Ferrari Challenge Stradale e a Ferrari F430 Scuderia, vocês estão querendo saber o porquê da minha repentina mudança de opinião? Ok vou lhes dizer logo abaixo, divirtam-se com a matéria!

Se você achava que a Ferrari 458 Deixava a desejar assim como eu, agora você pode ter certeza que o tempero dela está muito bem acertado, como seu próprio nome diz: "Ferrari 458 Speciale", um "coração" V8 devidamente anabolizado de motor central, de tração traseira e cupê e ainda ela está com alguns kilos a menos.

Em seu motor V8 de 4.5 litros, seus pistões foram redesenhados para aumentar a taxa de compressão que antes na sua irmã Italia era de 12.5:1 para 14.0:1, um numero bem significativo para um motor alimento a gasolina. Devido a este aumento de eficiência seu motor produz agora 596 cv "documentados" a 9000 giros. Outras alterações que pude notar foi um coletor de admissão redesenhado com espaços mais curtos e novas entradas redimensionadas, um novo escape de baixa restrição foi implementado, com duas saídas que nos fazem lembrar a F430 Scudeira.

Está Ferrari foi feita para atrair clientes Hardcore e não para aqueles clientes que somente tem dinheiro e querem ter uma nova Ferrari em sua garagem mas isto não significa que ela é indomável, está Ferrari não é para "fracos" caros amigos, para felicidade dos futuros proprietários deste veículo a Ferrari da a possibilidade do cliente ir para a pista de Testes de Fiorano Ferrari para deixar ainda mais o carro do jeito que o seu dono queira, serão alguns milhares de dólares gastos? Sim serão mas serão sabiamente bem investidos.

Como é dirigir a 458 Speciale?

Seu propulsor é fantástico e não apenas porque seu motor oferece um pouco mais de potência, vai muito mais além, tudo se deve pelo fato quando você pisa no acelerador e a resposta do seu motor V8 é nítida e também por eles terem encurtado a relação final de transmissão que contribui para aceleração, lembrando que na Italia, as marchas eram mais longas, as mudanças de marcha na atual 458 Speciale são muito rápidas devido a sua dupla embreagem, o ronco de seu motor é de tirar o fôlego, a cada mudança de marcha, a cada reduzida, cada vez que eu chegava no redline era uma felicidade absurda.

Existe algo neste carro que ainda não conseguia sentir na 360 Challenge Stradale que havia pilotado anos atrás, existe uma espécie de harmonia na forma que o motor e a transmissão se comportão. A direção da Speciale é mais dura que a da Italia, seus freios de cerâmica de carbono tem uma pegada instantânea.

Eletrônica do chassi do carro, especialmente o novo sistema SSC , fazem que seus limites sejam elevados e sejam realmente acessíveis. Especialmente com modo selecionado "CT OFF" , um motorista experiente pode desfrutar de todo potencial dela, com a certeza de que a rede de segurança SSC está lá, Para os menos experientes com carros superesportivos como eu é sempre bom pilotar com os controles ativados e de acordo com o passar do tempo ir mudando os modos de direção para passar para o modo "CT OFF". Certamente este carro é algo muito além do que eu e você imaginamos, não é você que domina o carro é o carro que ensina você a como pilota-lo.

Apesar desta Ferrari ter seu DNA para pista de corrida, ele é um bom carro para poder utilizar na cidade, Há uma elegância e sofisticação em seu interior, é simplesmente encantador, cada milímetro, cada detalhe. Quando você ajusta o modo direção para o modo SPORT e a transmissão para AUTO ele se torna um carro perfeito para via pública, seus amortecedores magnéticos fazem um trabalho surpreendente eles absorvem impactos de níveis altos, podendo rodar aqui no Brasil sem problemas. Não é em todo lugar que esta Ferrari poderia ir no Brasil, porem em grande parte dela sim, o novo conjunto de amortecedores realmente são obras primas.

Local onde visitamos, Modena, Fiorano.

Ferrari 458 Speciale

Disponíbilidade: Março de 2014

Preço Mercado Nacional: Sob Consulta

Propulsor: V8 4.5 litros, 596 CV, Tração traseira, cambio automático de 7 marchas de dupla embreagem

0-100 km/h: 3 segundos

Onde comprar:

  http://www.soveiculos.com.br/

Agradeço a toda equipe da Ferrari Spa, e aos instrutores e ao amigo pelo convite.




  


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